segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Ácido Ascórbico, A vitamina C

                    Bom dia! Hoje vou dar um pouco de continuidade na história das especiarias, mais, frisando outra visão da mesma época, muitos marinheiros navegavam por meses em mar aberto e com a falta de muitos nutrientes, muitos morreram. Vamos saber um dos motivos que elevaram as taxas de mortalidade da época?
                    Conhecida pela ‘era dos descobrimentos’ a vitamina C fez muita falta na época das especiarias 1519-1522, pois muitos marinheiros morreram pela deficiência de vitamina C no organismo, desencadeando uma doença chamada escorbuto. O escorbuto é uma doença antiga que é causada pela falta de vitamina C no organismo, provoca diarreia, dores na gengiva, mal cheiro, cansaço, dores, inchaço, hemorragia, enfim uma doença devastadora, relatos mostram que nas navegações a maior taxa de mortalidade é devido ao escorbuto, aqueles que adotaram uma dieta antiescorbútica tiveram sucesso em suas viagens. Vamos então conhecer este componente que teve um alto valor no sucesso nas navegações e revolucionou o mundo?
              Estrutura do ácido ascórbico ( ou vitamina C ).
 
                      A origem da palavra vem de duas junções vital (necessário ) e amina (composto orgânico nitrogenado) não temos a presença de nitrogênio mas inicialmente pensava-se que todas as vitaminas tinham ao menos um nitrogênio em sua estrutura. E o complemento C, vem do fato de ela ser a terceira vitamina a ser identificada.
                       Em 1930 a sua estrutura foi sintetizada por Albert Szent-Gyorgyi um médico e bioquímico húngaro,  que descobriu que a páprica húngara era rica em vitamina C, e desprovida de outros açúcares que dificultava sua separação em menos de uma semana ele já tinha preparado mais de um kilo desse cristal branco de forma ainda mais pura. Em 1937 foi reconhecida pela comunidade científica e recebeu o Prêmio Nobel de Medicina pela seu trabalho. Esta é a fórmula molecular e sua massa molar:
  
C6H8O6
176.09 g mol-1
                        A importância da vitamina C, até hoje existe estudos sobre a importância dessa pequena molécula mas seus benefícios são inúmeros e ainda estão em fase de descobrimento, o ácido ascórbico é vital para a produção de colágeno, uma proteína presente na pele, nos ossos, tendões, ligamentos, vasos sanguíneos     e nos processos de cicatrização, reparos e crescimentos de todas as partes do nosso corpo, sem a vitamina C, as cartilagens, os dentes e os ossos perderiam sua integridade, resumindo é necessária e indispensável.
         Alimentos que contém Vitamina C: Isto mesmo não é só laranja e limão !
Alimentos ricos em vitamina C
 
Referências Bibliográficas:
  • Le Couteur,Penny M. / Burreson,Jay- Os botões de Napoleão,344 págs. Editora: Zahar.
  • Volker Kuellmer (1991). Kirk-Othmer encyclopedia of chemical technology 4ª ed. : Ascorbic acid (em inglês) 25 John Wiley & Sons. [S.l.]

Nenhum comentário:

Postar um comentário