quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Ácido Acetilsalicílico (AAS) ou Aspirina

                 Bom dia ! Hoje venho falar sobre a aspirina um medicamento usado no mundo inteiro e que nem todos conhecem sua história e sua composição , vamos saber mais ?

                              
                                                                                  Cascas do tronco (à esquerda) e salgueiro ou chorão (à direita)

                  A muitos anos atrás era utilizado a folha de um salgueiro também chamado de chorão para fins analgésicos, Hipócrates séc. V a.C , utilizava para combater as dores como a dor do parto, como antipirético , para combater a febre e com propriedades anti- inflamatórias , combatendo as inflamações. Eram preparados chás com a folha desse salgueiro sem nem imaginar o principio ativo dessa árvore. No Egito antigo  já se utilizava a casca da árvore.
                              

                Então em 1838, na Itália, Raffaelle Piria conseguiu obter o ácido Salicílico da salicina (princípio ativo), sendo este uma estrutura complexa. Porém em 1859, o alemão Adolf Kolbe , conseguiu desenvolver um método para melhorar este produto, pois ao ingerir o tal composto as pessoas tinham fortes dores no estômago, elas tinham uma reação ao medicamento, tudo isso pois o ácido possui uma forte ligação de hidrogênio em seu composto e com isto ele causa náuseas e fortes irritações, até mesmo com o uso prologado do medicamento poderia causar úlcera.

 
                                          

Mais tarde então o com a presença do Anidrido Acético decomposição por  hidrólise, foram originadas o ácido salicílico e o ácido acético ( ácido presente no vinagre). Possuindo 2 funções orgânicas em seu composto.

                                                               
 

Adolf Hermann Kolbe (1818-1884)
O ácido acetilsalicílico é comercializado como Aspirina , porque Kolbe trabalhava nos laboratórios das Indústrias Bayer, quando fez essa descoberta então em 1899, as indústrias Bayer patentearam esse medicamento com esse nome de Aspirina, que vem da união de a de acetil e com o nome acidum spiricum, que é o antigo nome do ácido salicílico.

A Aspirina revolucionou a indústria farmacêutica. Ela também foi o primeiro comprimido produzido, ou seja, sintetizado, e foi feito uma cartilha pela indústria para informar seus benefícios. Movimenta mais de 700 bilhões de dólares por ano. Um único comprimido custa certa de 46,9 bilhões por ano. Sua composição e massa molecular é :


Para terminar deixo vocês com uma charge, que achei muito interessante e muito engraçada , agora sabendo da história desse ácido vocês entenderão melhor:
                                    

 
 

Referências
Barreiro Química Nova 14 (1991) 179-188
FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "Ácido Acetilsalicílico (AAS)"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/quimica/Acido-acetilsalicilico-aas.htm>. Acesso em 03 de outubro de 2016
Imagens :
Slides Química Orgânica II, Professora Amanda Danuello Pivatto.

Apresentação

                  Olá me chamo Nátali Cardoso da Silva, tenho 24 anos, curso Química na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Neste blog irei explicar a química em alguns medicamentos.
                   As doenças afetam o ser humano desde que ele surgiu na Terra. Tão antiga quanto às doenças é a luta para combatê-las. Os povos antigos acreditavam que as moléstias (doenças) representavam castigos divinos. Por isso, quando estavam doentes, recorriam em geral a sacerdotes e feiticeiros. No entanto, apenas a partir do Renascimento (movimento de renovação do pensamento que se estendeu do século XV ao século XVI) o homem passou a compreender mais profundamente as doenças.